Dicas > Sugestões da Manuela


DEIXE A SUA MARCA E FAÇA A DIFERENÇA.


Sua carreira é de sua inteira responsabilidade, por isso, estude, estude, estude muito todos os dias.


Cuide da gramática e da ortografia. Um erro gramatical poderá destruir a sua imagem e a da sua empresa.


COMUNICAÇÃO: É a comunicação que projeta a personalidade e o caráter das pessoas, imprimindo sua marca e deixando patente seu lugar no mundo. Preocupe-se com ela.


Cuide das competências que compõe um profissional de futuro:

- Comunicação

- Iniciativa

- Dinamismo

- Bom Humor

- Trabalho em equipe

- Ética

- Comprometimento

- Criatividade

- Auto-estima elevada

- Saber Ouvir


ATENÇÃO PARA A COMUNICAÇÃO ESCRITA.
OBJETIVIDADE:

Seja o mais objetivo possível. Quanto mais breves, claras e objetivas forem as mensagens, mais facilmente as pessoas entenderão.

O nível de progresso de uma empresa está ligado à qualidade de suas comunicações escritas, internas e externas, por isso:

- Esteja sempre atualizado e não use em suas
cartas:

• Vimos por meio desta...

• Venho através desta ....

• Venho pela presente...


Você não pode vir por outra (só por meio da carta que está escrevendo), entre direto no assunto.


- Não seja fingido, não use em suas cartas:

• Estimado favor

• Estimada carta

• Prezado obséquio

• Prezado pedido


- NÃO USE

“Tomo a liberdade de endereçar a V. Sas. a presente solicitando ...”

Por favor, tome a liberdade de iniciar a carta pela palavra “Solicitando...”


- NÃO USE ESTES FINAIS DE CARTAS:

• Sem outro particular para o momento ...

• Sendo o que tinha a informar... (você já informou
na carta)

• Sendo o que se nos oferece para o momento...

• Sem mais para o momento...(se tivesse mais, o
diria na carta)

• Com estima e consideração ...(Não precisa ter nem estima nem consideração para terminar uma carta comercial)

• Subscrevemo-nos, ou, firmamo-nos...

• Se tiver que agradecer “A ATENÇÃO”, por algum motivo, no final da carta, apenas coloque: Agradeço a atenção. Atenciosamente.

• Traço para assinatura nas cartas comerciais. Não use. (Quem assina cartas já é bem grandinho, não precisa de traço para assinar).

• Carimbo (Deixe o carimbo para o correio ou para as repartições públicas).


NÃO USE

Em anexo...

Anexo à carta...

Seguem em anexo...

Enviamos anexo...

Vimos solicitar...

Levamos ao seu conhecimento...

Conforme acordado...

Acusamos o recebimento...

Devido ao fato de que...

Temos a informar que...

Antecipadamente gratos...

Vimos informar...

Uma fatura no valor de R$...

Durante o ano de 200...

Conforme segue abaixo...

Com referência ao...
USE

Anexo...

Anexo...

Anexamos...

Enviamos...

Solicitamos...

Informamos...

De acordo...

Recebemos...

Por causa...

Informamos...

Agradecemos...

Informamos...

Uma fatura de R$...

Em 200...

Relacionado a seguir...

Referente ao...


CONFIE E MUDE, NÃO FAÇA MAIS CARTAS COMO NOS VELHOS TEMPOS. ESTEJA SEMPRE ATUALIZADO.