Dicas Importantes Para Escrever Bem

Saber estabelecer uma comunicação escrita eficaz é fundamental para dar credibilidade ao trabalho, além de ser a chave para o sucesso e reconhecimento pessoal da empresa.

 

Se você não escrever corretamente coloca a sua imagem e a da sua empresa em jogo.

 

Para se sair bem em qualquer carreira que tenha abraçado é essencial que saiba falar e escrever bem, então, siga as dicas abaixo:

 

1. Evite o emprego de gíria, mesmo que pareça nice, sacou???...Então valeu!

 

2. Estrangeirismos estão out; palavras de origem portuguesa estão in.

 

3. Evite os modismos como: Quem gostaria? – Então? – Com certeza?

 

4. Nunca generalize: generalizar é um erro em todas as situações.

 

5. Não seja redundante, não é preciso dizer a mesma coisa de forma diferente; isto é, basta mencionar cada argumento uma só vez, ou por outras palavras, não repita a mesma idéia várias vezes.

 

6. Evite frases exageradamente longas, pois estas dificultam a compreensão da idéia nelas contida e, por conterem mais que uma idéia central, o que nem sempre torna o seu conteúdo acessível, força desta forma, o pobre leitor a separá-las nos seus diversos componentes de forma a torná-las compreensíveis, o que não deveria ser, afinal de contas, parte do processo da leitura, hábito que devemos estimular através do uso de frases mais curtas. NÃO ESCREVA ASSIM.

 

7. Cuidado com a gramática, a ortografia e a pontuação:

- Cartaz na parede de uma fábrica: “Fexe o portão fas favor”.

 

- Cartaz em uma clínica: “Entre e messa a sua tensão arterial gratuitamente”.

 

- Cartaz em uma oficina: “Vende-se Bisicletas usadas”.

 

- Frases encontradas em cartas comerciais, atuais: - “Nosso interesse era muito grande em granjear a sua simpatia”. GRANJEAR = Conquistar.

 

“O relatório coloca em evidência inúmeras eivas”. EIVAS = Falhas.

 

 “Sem mais, receba um grande amplexo”. O que é isto?

 

 “Venho pela presente ou, Venho por meio desta”. Não venha por meio de nada, inicie a carta pelo verbo ou pelo assunto principal.

 

8. Use frases curtas e palavras simples. Não escreva como nos velhos tempos e evite palavras rebuscadas. Atualize-se.

 

9. Não fique escrevendo nem falando, no gerúndio. Você vai estar deixando seu texto pobre e estar causando ambigüidade, com certeza você vai estar deixando o conteúdo esquisito, vai estar ficando com a sensação de que as coisas ainda estão acontecendo. E como você vai estar lendo este texto, tenho certeza que você vai estar prestando atenção e vai estar repassando aos seus amigos, que vão estar entendendo e vão estar pensando em não estar falando desta maneira irritante.

Você sabia que em algumas empresas já existe o cargo de CAÇADOR DE GERUNDISMO?

 

10. Evite repetir a mesma palavra, pois essa palavra vai ficar uma palavra repetitiva. A repetição da palavra vai fazer com que a palavra repetida desqualifique o texto onde a palavra se encontra repetida.

 

11. Outra barbaridade que tu deves evitar Tchê, é usar muitas expressões que acabem por denunciar a região onde tu moras. Nada de: Esse trem... Visse... Entendeu bichinho? O chente!

 

12. Em conversações verbais ou no telefone, evite os diminutivos: queridinho, bonitinho, amorzinho, amiguinho, e, oi coração. Cada dia as empresas dão mais valor às pessoas que sabem  comunicar-se bem, pois é através da comunicação que você mostra o seu potencial, o que pensa e o que sente.

Quando você abre a boca já está sendo avaliado.

Não se esqueça, também, da aparência, que é outro ponto forte da comunicação.

 

 Boa sorte e boa comunicação!

 

Manuela M. Rodriguez