Atualize suas cartas

 

ERROS QUE PODEM PARECER INSIGNIFICANTES, MAS CUSTAM CARO.

 

Veja a economia de tempo que você terá simplificando a redação das suas cartas.

 

VERIFIQUE AS DIFERENÇAS.

Carta escrita em 1950 (tirada do mais conceituado livro de correspondência da época).

 

São Paulo, ... ... ...

 

Estimados Senhores:

 

                               Acabamos de receber seu estimado obséquio de 26 do corrente, em que V. Sa. nos distingue com um pedido de mercadoria do nosso ramo, anexando um cheque da importância de CR$1.500,00 (hum mil e quinhentos cruzeiros), destinado ao respectivo pagamento.

 

                              Com grande satisfação, levamos ao seu conhecimento que hoje mesmo atenderemos ao mencionado pedido, remetendo-lhe os artigos solicitados.

 

                              Documentos. Juntamos o conhecimento ferroviário nº 28, relativo às mercadorias pedidas, bem como a fatura nº 345, e o recibo de saldo de conta.

 

                              Esperamos que as mercadorias cheguem inteiramente de acordo com os seus desejos e declarando-nos prontos a atender a qualquer reclamação que por ventura deva ser feita, subscrevemo-nos com estima e consideração.

 

                              De V. Sa.

                              Am.os, At.os e Agr.os (Na época significava: Amigos, Atentos e Agradecidos)      

 

 

Carta escrita em 1975, (também copiada de um conceituado livro de redação da época)

 

São Paulo, ... ... ...

 

Prezados Senhores:

 

Vimos através da presente comunicar a V. Sa. que estamos anexando à presente o folheto ilustrativo da nossa máquina de calcular.

 

 Gostaríamos de contar com a presença de um representante de sua empresa, no jantar que faremos para o lançamento da mesma. Convite anexo.

 

Confirme sua presença.

 

Sem outro objetivo no momento, com todo apreço, subscrevemo-nos,

 

 Atenciosamente.

 

NB. (Em 1975 começaram algumas mudanças. A redação ficou mais objetiva, porém, ainda se usavam inícios e finais de cartas que hoje têm que ser abolidos, completamente.)

 

 

Carta atual

 

 São Paulo,... ... ...

 

 Prezados Senhores

 

Nosso representante, Sr. Sidnei, os visitará no próximo dia 28 de agosto, às 15h, conforme foi combinado por telefone, para mostrar-lhes o novo produto que nossa organização está lançando.

 

Agradecemos a atenção.

 

 Cordialmente.

 

As cartas refletem a imagem da empresa e de quem as escreve. CONFIE E MUDE, seja simples, direto e objetivo. Um dos requisitos para um bom redator de cartas é o planejamento. PLANEJAMENTO EM PRIMEIRO LUGAR. Tudo o que vale a pena na vida tem que ser planejado, as cartas também. Boa redação.

 

Manuela M. Rodriguez