O Humor e a Comunicação

A vida só é válida se houver alegria e bom humor.

Como afirma Jesus no livro dos milagres: “A vida é uma brincadeira – Desapegue-se – Tudo passa, bom ou ruim – Desfrute dessa experiência”. Nada é tão definitivo que justifique essa rigidez e serenidade.

 Manter o bom humor é fazer da vida uma saudável brincadeira, é a melhor maneira de exercitar seu cérebro e permanecer sempre jovem.

Descubra o entusiasmo da vida! Seja capaz de transformar as coisas e fazê-las acontecer. Nós é que temos que transformar a nossa vida, Não espere ter as condições ideais para se entusiasmar.

A pessoa com sentido do humor ensina o outro a ser mais humilde frente à arrogância, mais próxima frente ao isolamento e menos encabulada em poder rir de si mesmo. Ajuda também a solucionar problemas da vida cotidiana.

Rir é o melhor remédio.

O humor é a distância mais curta entre duas pessoas.

“Onde não tem humor não tem humanidade. Onde não tem humor existe o campo de concentração” (Eugene Ionesco).

 

HUMOR E ENTUSIASMO/EMPRESAS

 O entusiasmo gera soluções criativas. O entusiasmo é uma das características mais privilegiadas pelas empresas, já que o entusiasta motiva o ambiente. Entusiasmo pode ser adquirido.

Tratar problemas com bom humor ou com mau humor é uma questão de escolha, porém, os resultados podem ser muito diferentes.

Geralmente a criatividade e a geração de idéias acontecem em um ambiente receptivo e descontraído. Divertimento não significa falta de seriedade no trabalho. Significa  outra maneira de trabalhar e que faz bem para a saúde.

Não tem melhor forma de quebrar o gelo em uma reunião que provocar o riso. O ambiente entre desconhecidos muda de forma instantânea. O riso é capaz de provocar amizade, inclusive, amor a primeira vista.

O humor potencializa os canais de comunicação e ajuda a quebrar os momentos de silêncio angustiantes. Fomenta as relações de confiança e amizade. Projeta com esperança o futuro, Repara velhas feridas. Devolve a ilusão para ver a vida com maior serenidade.

Freud já dizia em 1928 que o humor relaxa a tensão e, ao relaxá-la, mediante o riso, facilita o aprendizado e o crescimento pessoal. Diminui as hostilidades e comunica as qualidades humanas com ternura, amizade e aceitação.

 

 HUMOR/SAÚDE.

O corpo se fortifica pela alegria e se debilita pela tristeza. A Bíblia foi o primeiro livro de medicina do mundo.

“Um coração festivo e alegre cura como uma medicina, mas um espírito triste esgota os ossos”. (Provérbio XVII-22).

Tensão. Se você ri a tensão é liberada bruscamente no momento em que o organismo se abandona ao riso. Já está demonstrado cientificamente que os estados depressivos debilitam nosso sistema imunológico, entretanto, o bom humor robustece nossa capacidade imunológica, aumentando o nível de endorfina, incrementando o valor das imunoglobulinas, com o que o organismo se defende das agressões. A carência absoluta do sentido do humor pode causar: - enfermidades cutâneas; - enxaquecas; - hipertensão arterial; - úlceras de estômago; - reumatismo; - anorexia, etc.

Lembre-se: se você melhorar o seu ânimo, melhora a sua saúde. Cada vez mais podemos comprovar o valor inestimável do humor e da risada, seus efeitos terapêuticos no âmbito mental, emocional, social e comunicativo.

Viva com humor, entusiasmo e pensamento positivo. Você chega lá!

 

Manuela M. Rodriguez